Bonequinha da Sorte


Esses dias, ganhei de uma amiga esta bonequinha de pano, vinda de João Pessoa/PB. A primeira vista, parece uma bonequinha comum, mas olha só o tamanhozinho dela!


Ela se chama Bonequinha da Sorte e é tradicionalmente produzida por artesãos de Gravatá, em Pernambuco, um grande celeiro de artistas do estado. Vem acompanhada de um papel com os seguintes versinhos, que são também sugestões de uso:

Na carteira chama dinheiro
No automóvel proteção
Na gargantilha saúde
Na geladeira harmonia
No bolso esquerdo paixão
A Bonequinha da Sorte, que
veio de Gravatá, é coisa do
povo daqui, é cultura popular,
por isso nunca se esqueça
Gravatá é o lugar.

Eu ainda não decidi como vou usar a minha bonequinha, mas isto não vem ao caso neste post. Na verdade, quero falar do que chama a atenção mesmo nesse minicraft: o capricho com que ele foi feito. A roupinha, as pernas e braços e o cabelinho, de retalhos de tecido, são proporcionais e cuidadosamente costurados. E no rosto olhos e boquinha são delicadamente bordados.

É esse acabamento que faz a diferença, que valoriza a peça e que faz de um craft algo mais do que um produto industrializado qualquer. Por isso, esse cuidado, esse capricho, deveria existir em todo tipo de artesanato que encontramos por aí, não importa o tamanho.

Comentários