Mamãe crafter nº4 - Meu primeiro patchwork

Aproveitei a gravidez também para aprender a pilotar a minha máquina de costura, que me dei de presente de aniversário no ano passado mas só agora consegui usar para valer. Comecei fazendo este porta-treco usando sobras de tecido de poás 100% algodão e manta acrílica:


Eu não conheço a fundo as técnicas do patchwork e por isso não as segui neste projeto, com exceção do desenho nos bolsos menores, cuja execução acompanhei de uma revista e confesso que foi beeem difícil; tanto que tive mesmo que desmanchar e refazer algumas vezes.

No mais, fui seguindo a intuição para criar quatro camadas (tecido + manta acrílica + tecido): uma faixa estreita, outra um pouco maior, uma maior ainda e um fundo. Depois, fui unindo essas quatro camadas para formar os dois bolsos pequenos, os dois médios e o bolsão grande. Finalizei fazendo o acabamento em azul marinho, uma espécie de moldura, e colocando os ganchos para pendurar. O cabideiro é desses simples, de madeira, baratinho, que tinha há um tempo guardado. Pintei-o de tinta acrílica branca e depois passei uma camada de verniz acrílico brilhante para proteger.

Naturalmente, o projeto não ficou 100% perfeito, o que requer ainda mais prática e conhecimento das técnicas corretas, mas confesso que fiquei orgulhosa do meu trabalho de iniciante. No quarto do meu bebê, achei que ficou super bonitinho e, além disso, tem sido útil pra caramba!

Vale falar ainda que eu continuo nesse "momento tecido", apaixonada pela minha máquina de costura e já pensando nas próximas coisas que irei fazer.

Comentários