Como fazer - Enfeite de Natal rápido, fácil e barato

É chegada a hora de começar a enfeitar a casa para o Natal; por isso, o post de hoje é a demonstração do passo a passo de um enfeite de porta que desenhei e pintei no estilo country. Rapidinho e baratinho. Veja só:

1. Primeiro criei um desenho de Natal a lápis no meu caderno de rascunhos.

2. Finalizei o desenho passando caneta para definir os contornos e apagando as linhas a lápis.


3. Transferi o desenho para um pedaço de papelão paraná. Eu fiz isso a mão livre, mas é possível ampliar (a mão, tirando xerox ou usando o computador) e transferir o desenho usando papel carbono. Também dá para substituir o papelão paraná por qualquer pedaço de papelão que seja rígido o suficiente para, depois de finalizado, aguentar ficar pendurado na porta.


4. Para fazer a pintura usei tinta acrílica decorativa.

5. Adicionados os detalhes, como luz e sombra, listras, xadrez e bolinhas, usei giz pastel seco para as bochechas dos personagens e caneta dourada para escrever "Feliz Natal". Em seguida, apliquei dois ilhoses, um em cada ponta da árvore, para poder passar o barbante que segura o enfeite. Ficou assim:

Como já disse, é um projeto:
  • fácil: porque o papelão requer menos técnica de pintura do que a madeira, por exemplo. Além disso, aceita qualquer estilo de desenho, não só o country;
  • rápido: não é necessário preparo da superfície com base acrílica nem demão de verniz no final, sem contar que a porosidade do papel ajuda a tinta a secar logo;
  • barato: dá para pintar com o que tiver em casa, já que o papel aceita praticamente tudo. E se não tiver papelão paraná, dá para usar qualquer outro, da face de uma caixa até as "costas" de um bloco de papel para desenho. 
Pegando a onda da sustentabilidade, ainda ouso dizer que é um projeto ecológico, já que pode ser feito com o aproveitamento de materiais já existentes e, se no ano que vem eu desejar outro enfeite, posso descartar este sem culpa, por se tratar de um material reciclável.

Não custa nada lembrar que, dada a natureza dos materiais e da técnica, este não é um trabalho indicado para ficar exposto ao ar livre, sujeito às intempéries. Deve ser afixado em áreas internas, portanto. Mas isso não é nada perto da simplicidade desse craft super gostoso de fazer, não é mesmo?

Comentários